EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossa opção pedagógica:
• Promover o estabelecimento da relação entre a criança e as características internas do objeto do conhecimento;
• Compreender a criança como um ser, uma pessoa – produto de sua cultura e que deve construir seu conhecimento através do exercício de seu pensamento;
• Reconhecer a singularidade do sujeito-aluno e também as regularidades existentes: “cada pessoa pensa de um jeito, mas existem características que são comuns a todos os jeitos de pensar”;
• Ensinar os elementos fundamentais da cultura universal, reconhecendo a importância transformadora que o conhecimento exerce no modo de pensar dos alunos.
Propostas para o desenvolvimento dos nossos meninos e meninas a partir da 1ª fase da Educação Infantil, direcionadas em torno dos quatro grandes eixos de Perrenoud:
Aprender a ser – Preparar-se para agir com autonomia, solidariedade e responsabilidade. Descobrir-se, reconhecendo suas forças e seus limites, buscando supera-los. Desenvolver a auto estima, o autoconceito, gerando autoconfiança e autodeterminação. Construir um projeto de vida que leve em conta o bem estar pessoal e da comunidade.
Aprender a conviver – Ter a capacidade de comunicar-se, interagir, não agredir, decidir em grupo, cuidar de si, do outro e do lugar em que se vive, valorizar o saber social. Compreender o outro e a interdependência entre todos os seres humanos. Participar e cooperar. Valorizar as diferenças, gerir conflitos e manter a paz.
Aprender a fazer – Aprender a praticar os conhecimentos adquiridos, habilitar-se a ingressar no mundo do trabalho moderno e competitivo, tendo como foco a formação técnica e profissional, o comportamento social, aptidão para o trabalho em equipe e a capacidade de tomar iniciativa.
Aprender a aprender – Despertar a curiosidade intelectual, o sentido critico, a compreensão do real e a capacidade de discernir. Construir as bases que permitirão ao individuo continuar aprendendo ao longo de toda a vida.
PROPOSTA CURRICULAR - TRIMESTRAL
Elementos culturais básicos:
Linguagem Oral e Escrita Matemática
Natureza e Sociedade
Artes
Educação Física / Movimento
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
•Desenvolver a estruturação corporal através de jogos e exercícios.
•Desenvolve-se no espaço e no tempo (esquema corporal, relações temporais, relações espaciais).
•Nomear partes do próprio corpo.
•Vivenciar diferentes formas de expressar e perceber (questionando, dramatizando, cantando, visualizando e etc).
•Desenvolver atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
•Participar de atividades lúdicas através de jogos simbólicos.
MATEMATICA (propriedade/conceito)
•Peso/Medidas – leve, pesado, mais leve que, mais pesado que.
•Som – alto, baixo, agudo, grave, vocal, não vocal, rápido, lento, ritmo e intensidade.
•Forma – triangulo retângulo, quadrado e circulo.
•Textura – macio, crespo, liso, enrugado, áspero e aveludado.
•Cor – escuro, claro, mais claro que, mais escuro que e igual.
•Odor – agradável e desagradável.
•Sabor – salgado, doce, azedo e amargo.
•Temperatura – frio, quente, morno e gelado.
•Classificação, Seriação e Ordenação – forma, cor, tamanho e objeto.
•Construção do número – ideia de quantidade.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA – DSOP – O INÍCIO E A BASE PARA A SOLIDEZ.
NATUREZA E SOCIEDADE
•Os fenômenos da natureza, experiências, seres-vivos.
•Conceito de família – o meio físico onde se localiza a escola, as pessoas com as quais as crianças convivem na escola, o meio físico da comunidade.
ARTES
•Desenhos, pinturas, colagem e modelagem, a partir do repertorio dos elementos da linguagem e das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço e textura.
•Organização e cuidado aos materiais do espaço físico da sala, respeito aos objetos produzidos individualmente e em grupo.
•Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
•Musicalização – ouvir obras musicais de diversos gêneros, participar em situações de interação com a musica, trabalhar ritmos, utilizar diferentes materiais para construção de instrumentos, fazer música por meio da improvisação, voz e corpo como instrumento de efeitos sonoros, gravar e reproduzir sons musicais das crianças.
EDUCAÇÃO FÍSICA / MOVIMENTO
•Desenvolvimento do campo motor, esquema corporal, equilíbrio, organização do espaço e tempo, jogos, orientação básica de saúde, ritmo, lateralidade, deslocamento, percepção, capacidade física e natural (velocidade, agilidade, resistência, força), postura corporal, valores (família, respeito, limites, saúde, higiene, inclusão social).
O ENSINO FUNDAMENTAL TEM POR OBJETIVO A FORMAÇÃO BÁSICA VISANDO:
O
desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno
domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão dos ambientes
naturais e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores
em que fundamenta a sociedade, tendo em vista a aquisição de conhecimento e
habilidades e a formação das atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos
de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que
se assenta a vida social.
ENSINO
FUNDAMENTAL I E II
O currículo do
ensino fundamental terá uma base nacional comum, observada a legislação vigente
e abrangerá os conteúdos que constam do referencial curricular nacional do
ensino fundamental acordo com artigo 26 da ldb 9.394/96 e com o parecer cne/ceb
1/99 e resolução cne/ceb 2/98 e 04/2000.
I
- BASE NACIONAL COMUM
Ø Língua
portuguesa;
Ø Matemática;
Ø Geografia;
Ø Ciências
naturais;
Ø História;
Ø Artes;
Ø Educação física.
II - PARTE DIVERSIFICADA
Ø Língua
estrangeira (inglês e espanhol)
Ø Moral ética e
cidadania
Ø Educação
financeira
Ø Informática;
TEMAS DE TRANSVERSALIZAÇÃO
Ø Ética e cidadania;
Ø Diversidades culturais;
Ø Educação ambiental;
Ø Saúde;
Ø Orientação sexual;
Ø Trabalho e consumo;
Ø Temas locais.
OBSERVAÇÕES:
A parte
diversificada do currículo segue os referenciais – temas transversais –
contidos nos pcns – parâmetros curriculares nacionais e será utilizada para
contextualizar, sempre que possível, os conteúdos das disciplinas da base
nacional comum.
O OBJETIVO DO ENSINO POR
ÁREA:
LÍNGUA PORTUGUESA
O domínio da linguagem, como atividade
discursiva e cognitiva, e o domínio da língua, como sistema simbólico utilizado
por uma comunidade linguística, são condições de possibilidades de plena
participação social. Pela linguagem a humanidade se comunica, tem acesso às
formações expressam e defendem pontos de vista, partilham e constroem visões de
mundo e produzem cultura.
O
processo de ensino e aprendizagem contribui para que o aluno amplie o domínio
ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, de modo a possibilitar
sua inserção afetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de
participação social no exercício da cidadania.
OBJETIVOS:
Ø Produzir e utilizar a linguagem verbal com
eficácia, tento em vista diferentes contextos do cotidiano;
Ø Ler interpretar diferentes tipologias
textuais; relacionando linguagem verbal e não verbal;
Ø Ampliara a expressão da linguagem oral,
mediante a utilização de recursos expressivos e gramaticais;
Ø Produzir textos verbais, não verbais,
coesos e coerentes, utilizando recursos linguísticos (expressivos, gramaticais,
e ortográficos), tento em vista situações do cotidiano;
Ø Ler i interpretar diferentes tipologias
textuais relacionando linguagem verbal e não verbal. Estabelecendo relações
entre textos e contextos nas mais diferentes situações cotidianas;
Ø Produzir textos de gêneros diversos,
estruturando-os de maneia a assegurar coerência e coesão textuais, ampliando
normas e propriedades gramaticais;
Ø Operar no sistema linguístico através do
uso/reflexão/uso, desenvolvimento a habilidades de construção de seu
conhecimento gramatical.
LÍNGUA ESTRANGEIRA –
INGLÊS/ESPANHOL
A aprendizagem de língua estrangeira
representa outra maneira de interagir com o mundo pelo discurso além daquela
que a língua materna oferece.
Objetivos:
Ø Vivenciar e utilizar o Inglês/Espanhol como
habilidade comunicativa;
Ø Ler, compreender e reconhecer palavras como
fonte de informação;
Ø Ler e compreender textos e frases simples
na língua inglesa e espanhola, utilizando regras gramaticais;
Ø Utilizar expressões da língua inglesa e
espanhola em situações do cotidiano;
Ø Ler compreender e interpretar textos níveis
(cultural, semântico e léxico);
Ø Reconhecer e utilizar significado e
conceitos através dos conteúdos linguísticos.
MATEMÁTICA:
O estudo da matemática caracteriza-se como
uma forma de compreender a atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do
saber atuando como um fruto da construção humana na sua interação constante com
os contextos natural, social e cultural.
OBJETIVOS:
Ø Construir e expressar linguagem matemática,
operando dados quantitativos e qualitativos;
Ø Relacionar e ampliar o conhecimento
matemático às situações cotidianas;
Ø Compreender diferentes significados e
especialidades das operações matemáticas;
Ø Resolver situações problemas desenvolvendo
formas de raciocínio matemático;
Ø Utilizar o conhecimento matemático para
produzir dados e informações ligadas à vida cotidiana;
Ø Construir os significados dos conceitos
matemáticos envolvendo códigos e símbolos específicos;
Ø Explorara as situações problemas
compreendendo o enunciado, levantando hipóteses e propondo resoluções
matemáticas;
Ø Desenvolver procedimentos e habilidades de sistematização
do conhecimento matemático através do caçulo e da medida;
Ø Reconhecer e compreender as grandezas
numéricas e geométricas, utilizando-se da linguagem matemática;
Ø Interpretar e resolver operações
matemáticas, através do procedimento de cálculo e do estudo das propriedades
operacionais;
Ø Apropriar-se e utilizar-se de gráficos,
tabelas e estatística como forma de obtenção e sistematização do conhecimento
matemático;
Ø Conhecer sistemas e teoremas operacionais
conceituando-os matematicamente;
Ø Interpretar e operações matemáticas através
da resolução de equações aplicação de teoremas.
ARTE
A arte está presente na sociedade em
profissões que são exercidas nos mais diferentes ramos de atividades. O
conhecimento dessa área é necessário no mundo do trabalho e faz patê do
desenvolvimento profissional dos cidadoas.
O
conhecimento da arte abre perspectiva
para que o aluno tenha uma compreensão
do mundo no qual a dimensão poética esteja presente. A arte ensina que é
possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar
referências a cada momento e ser flexível.
OBJETIVOS:
Ø
Produzir
e expressar diferentes linguagens artísticas;
Ø
Reconhecer
e analisar as manifestações artísticas presentes na sociedade;
Ø
Compreender
e analisar as principais manifestações artísticas ao longo da história humana;
Ø
Desenvolver
atitudes de sensibilidade artística, estabelecendo relações entre formas,
figuras e cores;
Ø
Desenvolver
a observação artística como forma de expressão criando um espírito crítico no
relacionamento entre a arte e o mundo;
Ø
Compreender, reconhecer e utilizar os
elementos da linguagem musical, contextualizando nas diversas culturas;
Ø
Desenvolver
e utilizar a linguagem do corpo como meio de expressão e conhecimento.
EDUCAÇÃO FÍSICA
A prática da educação física na
escola favorecerá a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades,
regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações e sabendo
distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais.
OBJETIVOS:
Ø
Desenvolver
o domínio dos diversos aspectos do movimento;
Ø
Desenvolver
valores como socialização, respeito e cooperação;
Ø
Desenvolver
o controle nos fundamentos dos esportes
coletivos e individuais , dentro dos padrões da técnica, bem como a participação
em jogos desenvolvendo valores como socialização, respeito e cooperação;
Ø
Reconhecer
o cuidado à saúde como meio de melhoria
na qualidade de vida, desenvolvendo
capacidades físicas e habilidades motoras.
HISTÓRIA
O estudo da história possibilitará que os alunos gradativamente possam ampliar a
compreensão de sua realidade, especialmente comparando-a e relacionando-a com outras realidades históricas situando-as
nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para reflexão sobre
possibilidades e/ou necessidades de mudanças e continuidades.
OBJETIVOS:
Ø
Resgatar
sua história e a de sua família, tendo consciência que é também agente ativo no
meio em que vive;
Ø
Relacionar
aspectos particulares e gerais no estudo da formação histórica e espacial
brasileira;
Ø
Reconhecer
semelhanças e diferenças mudanças e permanências entre os mais variados
contextos;
Ø
Compreender
o processo de colonização do Brasil e suas especificações;
Ø
Discutir
as relações passado-presente analisando criticamente o processo de desenvolvimento
do homem;
Ø
Compreender
o processo de formação e consolidação do estado Brasileiro nos séculos XIX e
XX;
Ø
Discutir
as relações passado-presente, analisando
criticamente o processo histórico brasileiro, bem como a cidadania e o
desenvolvimento cultural;
Ø
Conhecer
e analisar criticamente diversos contextos históricos da antiguidade e da idade
média;
Ø
Reconhecer
semelhanças, diferenças, mudanças e permanências na comparação de diferentes
contextos históricos;
Ø
Conhecer,
compreender e analisar criticamente o processo de formação histórica do mundo
moderno e contemporâneo e o desenvolvimento político do Brasil.
GEOGRAFIA
O estudo da
geografia possibilita aos alunos a compreensão de sua posição no conjunto das
relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações, individuais ou
coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza, têm consequências
tanto para si como para a sociedade.
OBJETIVOS:
Ø
Construir
noções de identidade pessoal e social, relacionando-as com outros contextos
espaços-temporais;
Ø
Interagir
com sua realidade, propondo questionamento para melhoria de sua qualidade de
vida;
Ø
Ler
diferentes registros históricos e geográficos: textos escritos, mapas, imagens,
sons;
Ø
Ler e
interpretar mapas, tabelas, gráficos e
documentos;
Ø
Reconhecer
os diversos tipos de comercio, transportes e comunicação existentes no seu
cotidiano;
Ø
Reconhecer
e compreender as relações entre a natureza e cultura na construção do espaço
geográfico;
Ø
Reconhecer,
analisar e comparar a formação e transformação das diferentes paisagens
geográficas;
Ø
Compreender
os conceitos básicos dos aspectos naturais e a ação dos homens na sua
Utilização preservação e restaurações;
Ø
Compreender
as localizações espaciais brasileiras reconhecendo seus contrastes
morfoclimáticos;
Ø
Analisar
criticamente o processo de desenvolvimento socioeconômico brasileiro tendo em vista organização espacial do nosso
território;
Ø
Reconhecer,
analisar e comparar os diferentes complexos regionais brasileiros;
Ø
Observar
a participação ativa do Brasil em suas relações internacionais;
Ø
Compreender
as características espaciais do continente americano, reconhecendo sua
diversidade econômica, social e cultural;
Ø
Analisar
as relações geopolíticas globais;
Ø
Reconhecer
e analisar o espaço geográfico africano com ênfase na ação exploratória;
Ø
Analisar
recursos naturais, problemas ambientais e desenvolvimento sustentável;
Ø
Reconhecer
e comparar as características geopolíticas da Europa, Á sai e Oceania;
Ø
Reconhecer,
analisar e comparar diferentes paisagens mundiais.
CIÊNCIAS
Possuímos uma filosofia cristã e
acreditamos em um Deus criador e mantenedor de todo universo, que nos fez a sua
imagem e semelhança.
As ciências naturais possibilitam que o aluno
desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como
individuo e como cidadão utilizando conhecimentos de natureza cientifica e
tecnológica, bem como as consequências na relação homem X natureza.
OBJETIVOS
Ø
Reconhecer
e compreender características básicas dos seres vivos, comparando-as como ser
humano;
Ø
Relacionar
conhecimentos cientifico e vida cotidiana, respeitando a si mesmo e ao meio
ambiente;
Ø
Compreender
o ser humano como um ser natural em interação com a natureza, com a sociedade e
com o universo;
Ø
Reconhecer
e compreender as especialidades dos
minerais, animais e vegetais;
Ø
Reconhecer
e compreender a dinâmica do meio ambiente, conceituando e interpretando
fenômenos ambientais;
Ø
Identificar
e descrever as características da ciência e relacioná-la ao seu criador;
Ø
Relacionar
o conhecimento botânico e zoológico às mais variadas situações do cotidiano;
Ø
Compreender
a origem e diversidade dos Seres VIVOS, sistematizando e classificando
informações cientificas;
Ø
Reconhecer
e compreender o funcionamento dos sistemas presentes no organismo humano;
Ø
Identificar
e descrever as características do corpo humano e relacioná-las ao seu criador;
Ø
Reconhecer
e compreender a dinâmica do meio ambiente, conceituando e interpretando
fenômenos químicos e físicos;
MORAL ÉTICA E CIDADANIA:
A palavra ética
se origina do termo grego ethos, que significa "modo de
ser", "caráter", "costume", "comportamento".
De fato, a ética é o estudo desses aspectos do ser humano: por um lado,
procurando descobrir o que está por trás do nosso modo de ser e de agir; por
outro, procurando estabelecer as maneiras mais convenientes de sermos e
agirmos. Assim, pode-se dizer que a ética trata do que é "bom" e do
que é "mau" para nós.
Ø Compreender e
desenvolver atitudes Moral e Ética na formação da cidadania.
EDUCAÇÃO
FINANCEIRA:
Metodologia DSOP
Tem o intuito de ajudar o aluno e a família a
desenvolver competências fundamentais para que ele possa lidar com as questões
financeiras com segurança e consciência: Saber Diagnosticar, Saber Sonhar,
Saber Orçar e Saber Poupar.
INFORMÁTICA:
O
principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo
escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias
e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma
sociedade informatizada.
Aprender com a tecnologia, em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apoiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.
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