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Esperamos que aproveitem bem esse espaço.

Equipe Ana Moraes.

Proposta Pedagógica

EDUCAÇÃO INFANTIL


Nossa opção pedagógica:

• Promover o estabelecimento da relação entre a criança e as características internas do objeto do conhecimento;
• Compreender a criança como um ser, uma pessoa – produto de sua cultura e que deve construir seu conhecimento através do exercício de seu pensamento;
• Reconhecer a singularidade do sujeito-aluno e também as regularidades existentes: “cada pessoa pensa de um jeito, mas existem características que são comuns a todos os jeitos de pensar”;
• Ensinar os elementos fundamentais da cultura universal, reconhecendo a importância transformadora que o conhecimento exerce no modo de pensar dos alunos.
Propostas para o desenvolvimento dos nossos meninos e meninas a partir da 1ª fase da Educação Infantil, direcionadas em torno dos quatro grandes eixos de Perrenoud:

Aprender a ser – Preparar-se para agir com autonomia, solidariedade e responsabilidade. Descobrir-se, reconhecendo suas forças e seus limites, buscando supera-los. Desenvolver a auto estima, o autoconceito, gerando autoconfiança e autodeterminação. Construir um projeto de vida que leve em conta o bem estar pessoal e da comunidade.

Aprender a conviver – Ter a capacidade de comunicar-se, interagir, não agredir, decidir em grupo, cuidar de si, do outro e do lugar em que se vive, valorizar o saber social. Compreender o outro e a interdependência entre todos os seres humanos. Participar e cooperar. Valorizar as diferenças, gerir conflitos e manter a paz.

Aprender a fazer – Aprender a praticar os conhecimentos adquiridos, habilitar-se a ingressar no mundo do trabalho moderno e competitivo, tendo como foco a formação técnica e profissional, o comportamento social, aptidão para o trabalho em equipe e a capacidade de tomar iniciativa.

Aprender a aprender – Despertar a curiosidade intelectual, o sentido critico, a compreensão do real e a capacidade de discernir. Construir as bases que permitirão ao individuo continuar aprendendo ao longo de toda a vida.

PROPOSTA CURRICULAR - TRIMESTRAL


Elementos culturais básicos:

Linguagem Oral e Escrita Matemática 
Natureza e Sociedade
Artes                     
Educação Física / Movimento
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


•Desenvolver a estruturação corporal através de jogos e exercícios.
•Desenvolve-se no espaço e no tempo (esquema corporal, relações temporais, relações espaciais).
•Nomear partes do próprio corpo.
•Vivenciar diferentes formas de expressar e perceber (questionando, dramatizando, cantando, visualizando e etc).
•Desenvolver atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
•Participar de atividades lúdicas através de jogos simbólicos.

MATEMATICA (propriedade/conceito)

•Peso/Medidas – leve, pesado, mais leve que, mais pesado que.
•Som – alto, baixo, agudo, grave, vocal, não vocal, rápido, lento, ritmo e intensidade.
•Forma – triangulo retângulo, quadrado e circulo.
•Textura – macio, crespo, liso, enrugado, áspero e aveludado.
•Cor – escuro, claro, mais claro que, mais escuro que e igual.
•Odor – agradável e desagradável.
•Sabor – salgado, doce, azedo e amargo.
•Temperatura – frio, quente, morno e gelado.
•Classificação, Seriação e Ordenação – forma, cor, tamanho e objeto.
•Construção do número – ideia de quantidade.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA – DSOP – O INÍCIO E A BASE PARA A SOLIDEZ.
NATUREZA E SOCIEDADE

•Os fenômenos da natureza, experiências, seres-vivos.
•Conceito de família – o meio físico onde se localiza a escola, as pessoas com as quais as crianças convivem na escola, o meio físico da comunidade.

ARTES

•Desenhos, pinturas, colagem e modelagem, a partir do repertorio dos elementos da linguagem e das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço e textura.
•Organização e cuidado aos materiais do espaço físico da sala, respeito aos objetos produzidos individualmente e em grupo.
•Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
•Musicalização – ouvir obras musicais de diversos gêneros, participar em situações de interação com a musica, trabalhar ritmos, utilizar diferentes materiais para construção de instrumentos, fazer música por meio da improvisação, voz e corpo como instrumento de efeitos sonoros, gravar e reproduzir sons musicais das crianças.

EDUCAÇÃO FÍSICA / MOVIMENTO

•Desenvolvimento do campo motor, esquema corporal, equilíbrio, organização do espaço e tempo, jogos, orientação básica de saúde, ritmo, lateralidade, deslocamento, percepção, capacidade física e natural (velocidade, agilidade, resistência, força), postura corporal, valores (família, respeito, limites, saúde, higiene, inclusão social).



O ENSINO FUNDAMENTAL TEM POR OBJETIVO A FORMAÇÃO BÁSICA VISANDO:
O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão dos ambientes naturais e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que fundamenta a sociedade, tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades e a formação das atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
ENSINO FUNDAMENTAL I E II
O currículo do ensino fundamental terá uma base nacional comum, observada a legislação vigente e abrangerá os conteúdos que constam do referencial curricular nacional do ensino fundamental acordo com artigo 26 da ldb 9.394/96 e com o parecer cne/ceb 1/99 e resolução cne/ceb 2/98 e 04/2000.
I - BASE NACIONAL COMUM
Ø  Língua portuguesa;
Ø  Matemática;
Ø  Geografia;
Ø  Ciências naturais;
Ø  História;
Ø  Artes;
Ø  Educação física.
 
II - PARTE DIVERSIFICADA
Ø  Língua estrangeira (inglês e espanhol)
Ø  Moral ética e cidadania
Ø  Educação financeira
Ø  Informática;
 
TEMAS DE TRANSVERSALIZAÇÃO
Ø   Ética e cidadania;
Ø   Diversidades culturais;
Ø   Educação ambiental;
Ø   Saúde;
Ø   Orientação sexual;
Ø   Trabalho e consumo;
Ø   Temas locais.
 
OBSERVAÇÕES:
A parte diversificada do currículo segue os referenciais – temas transversais – contidos nos pcns – parâmetros curriculares nacionais e será utilizada para contextualizar, sempre que possível, os conteúdos das disciplinas da base nacional comum.
O OBJETIVO DO ENSINO POR ÁREA:
LÍNGUA PORTUGUESA
O domínio da linguagem, como atividade discursiva e cognitiva, e o domínio da língua, como sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguística, são condições de possibilidades de plena participação social. Pela linguagem a humanidade se comunica, tem acesso às formações expressam e defendem pontos de vista, partilham e constroem visões de mundo e produzem cultura.
O processo de ensino e aprendizagem contribui para que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, de modo a possibilitar sua inserção afetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
OBJETIVOS:
Ø  Produzir e utilizar a linguagem verbal com eficácia, tento em vista diferentes contextos do cotidiano;
Ø  Ler interpretar diferentes tipologias textuais; relacionando linguagem verbal e não verbal;
Ø  Ampliara a expressão da linguagem oral, mediante a utilização de recursos expressivos e gramaticais;
Ø  Produzir textos verbais, não verbais, coesos e coerentes, utilizando recursos linguísticos (expressivos, gramaticais, e ortográficos), tento em vista situações do cotidiano;
Ø  Ler i interpretar diferentes tipologias textuais relacionando linguagem verbal e não verbal. Estabelecendo relações entre textos e contextos nas mais diferentes situações cotidianas;
Ø  Produzir textos de gêneros diversos, estruturando-os de maneia a assegurar coerência e coesão textuais, ampliando normas e propriedades gramaticais;
Ø  Operar no sistema linguístico através do uso/reflexão/uso, desenvolvimento a habilidades de construção de seu conhecimento gramatical.
 
LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS/ESPANHOL
A aprendizagem de língua estrangeira representa outra maneira de interagir com o mundo pelo discurso além daquela que a língua materna oferece.
Objetivos:
Ø  Vivenciar e utilizar o Inglês/Espanhol como habilidade comunicativa;
Ø  Ler, compreender e reconhecer palavras como fonte de informação;
Ø  Ler e compreender textos e frases simples na língua inglesa e espanhola, utilizando regras gramaticais;
Ø  Utilizar expressões da língua inglesa e espanhola em situações do cotidiano;
Ø  Ler compreender e interpretar textos níveis (cultural, semântico e léxico);
Ø  Reconhecer e utilizar significado e conceitos através dos conteúdos linguísticos.
 
MATEMÁTICA:
O estudo da matemática caracteriza-se como uma forma de compreender a atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber atuando como um fruto da construção humana na sua interação constante com os contextos natural, social e cultural.
OBJETIVOS:
Ø  Construir e expressar linguagem matemática, operando dados quantitativos e qualitativos;
Ø  Relacionar e ampliar o conhecimento matemático às situações cotidianas;
Ø  Compreender diferentes significados e especialidades das operações matemáticas;
Ø  Resolver situações problemas desenvolvendo formas de raciocínio matemático;
Ø  Utilizar o conhecimento matemático para produzir dados e informações ligadas à vida cotidiana;
Ø  Construir os significados dos conceitos matemáticos envolvendo códigos e símbolos específicos;
Ø  Explorara as situações problemas compreendendo o enunciado, levantando hipóteses e propondo resoluções matemáticas;
Ø  Desenvolver procedimentos e habilidades de sistematização do conhecimento matemático através do caçulo e da medida;
Ø  Reconhecer e compreender as grandezas numéricas e geométricas, utilizando-se da linguagem matemática;
Ø  Interpretar e resolver operações matemáticas, através do procedimento de cálculo e do estudo das propriedades operacionais;
Ø  Apropriar-se e utilizar-se de gráficos, tabelas e estatística como forma de obtenção e sistematização do conhecimento matemático;
Ø  Conhecer sistemas e teoremas operacionais conceituando-os matematicamente;
Ø  Interpretar e operações matemáticas através da resolução de equações aplicação de teoremas.
ARTE
            A arte está presente na sociedade em profissões que são exercidas nos mais diferentes ramos de atividades. O conhecimento dessa área é necessário no mundo do trabalho e faz patê do desenvolvimento profissional dos cidadoas.
            O conhecimento  da arte abre perspectiva para que o aluno tenha uma compreensão  do mundo no qual a dimensão poética esteja presente. A arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento e ser flexível.
OBJETIVOS:
Ø  Produzir e expressar diferentes linguagens artísticas;
Ø  Reconhecer e analisar as manifestações artísticas presentes na sociedade;
Ø  Compreender e analisar as principais manifestações artísticas ao longo da história humana;
Ø  Desenvolver atitudes de sensibilidade artística, estabelecendo relações entre formas, figuras e cores;
Ø  Desenvolver a observação artística como forma de expressão criando um espírito crítico no relacionamento entre a arte e o mundo;
Ø   Compreender, reconhecer e utilizar os elementos da linguagem musical, contextualizando nas diversas culturas;
Ø  Desenvolver e utilizar a linguagem do corpo como meio de expressão e conhecimento.
 
EDUCAÇÃO FÍSICA
            A prática da educação física na escola favorecerá a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as  potencialidades e limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais.
OBJETIVOS:
Ø  Desenvolver o domínio dos diversos aspectos do movimento;
Ø  Desenvolver valores como socialização, respeito e cooperação;
Ø  Desenvolver o controle nos fundamentos  dos esportes coletivos e individuais , dentro dos padrões da técnica, bem como a participação em jogos desenvolvendo valores como socialização, respeito e cooperação;
Ø  Reconhecer o cuidado à saúde  como meio de melhoria na qualidade de vida, desenvolvendo  capacidades físicas e habilidades motoras.
HISTÓRIA
            O estudo da história possibilitará  que os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente comparando-a e relacionando-a  com outras realidades históricas situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para reflexão sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças e continuidades.
OBJETIVOS:
Ø  Resgatar sua história e a de sua família, tendo consciência que é também agente ativo no meio em que vive;
Ø  Relacionar aspectos particulares e gerais no estudo da formação histórica e espacial brasileira;
Ø  Reconhecer semelhanças e diferenças mudanças e permanências entre os mais variados contextos;
Ø  Compreender o processo de colonização do Brasil e suas especificações;
Ø  Discutir as relações passado-presente analisando criticamente o processo de desenvolvimento do homem;
Ø  Compreender o processo de formação e consolidação do estado Brasileiro nos séculos XIX e XX;
Ø  Discutir as relações passado-presente, analisando  criticamente o processo histórico brasileiro, bem como a cidadania e o desenvolvimento cultural;
Ø  Conhecer e analisar criticamente diversos contextos históricos da antiguidade e da idade média;
Ø  Reconhecer semelhanças, diferenças, mudanças e permanências na comparação de diferentes contextos históricos;
Ø  Conhecer, compreender e analisar criticamente o processo de formação histórica do mundo moderno e contemporâneo e o desenvolvimento político do Brasil.
 
GEOGRAFIA
O estudo da geografia possibilita aos alunos a compreensão de sua posição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações, individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza, têm consequências tanto para si como para a sociedade.
 
OBJETIVOS:
Ø  Construir noções de identidade pessoal e social, relacionando-as com outros contextos espaços-temporais;
Ø  Interagir com sua realidade, propondo questionamento para melhoria de sua qualidade de vida;
Ø  Ler diferentes registros históricos e geográficos: textos escritos, mapas, imagens, sons;
Ø  Ler e interpretar mapas, tabelas, gráficos  e documentos;
Ø  Reconhecer os diversos tipos de comercio, transportes e comunicação existentes no seu cotidiano;
Ø  Reconhecer e compreender as relações entre a natureza e cultura na construção do espaço geográfico;
Ø  Reconhecer, analisar e comparar a formação e transformação das diferentes paisagens geográficas;
Ø  Compreender os conceitos básicos dos aspectos naturais e a ação dos homens na sua Utilização preservação e restaurações;
Ø  Compreender as localizações espaciais brasileiras reconhecendo seus contrastes morfoclimáticos;
Ø  Analisar criticamente o processo de desenvolvimento socioeconômico brasileiro  tendo em vista organização espacial do nosso território;
Ø  Reconhecer, analisar e comparar os diferentes complexos regionais brasileiros;
Ø  Observar a participação ativa do Brasil em suas relações internacionais;
Ø  Compreender as características espaciais do continente americano, reconhecendo sua diversidade econômica, social e cultural;
Ø  Analisar as relações  geopolíticas globais;
Ø  Reconhecer e analisar o espaço geográfico africano com ênfase na ação exploratória;
Ø  Analisar recursos naturais, problemas ambientais e desenvolvimento sustentável;
Ø  Reconhecer e comparar as características geopolíticas da Europa, Á sai e Oceania;
Ø  Reconhecer, analisar e comparar diferentes paisagens mundiais.
 
CIÊNCIAS
            Possuímos uma filosofia cristã e acreditamos em um Deus criador e mantenedor de todo universo, que nos fez a sua imagem e semelhança.
             As ciências naturais possibilitam que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como individuo e como cidadão utilizando conhecimentos de natureza cientifica e tecnológica, bem como as consequências na relação homem X natureza.
OBJETIVOS
Ø  Reconhecer e compreender características básicas dos seres vivos, comparando-as como ser humano;
Ø  Relacionar conhecimentos cientifico e vida cotidiana, respeitando a si mesmo e ao meio ambiente;
Ø  Compreender o ser humano como um ser natural em interação com a natureza, com a sociedade e com o universo;
Ø  Reconhecer e compreender as especialidades  dos minerais, animais e vegetais;
Ø  Reconhecer e compreender a dinâmica do meio ambiente, conceituando e interpretando fenômenos ambientais;
Ø  Identificar e descrever as características da ciência e relacioná-la ao seu criador;
Ø  Relacionar o conhecimento botânico e zoológico às mais variadas situações do cotidiano;
Ø  Compreender a origem e diversidade dos Seres VIVOS, sistematizando e classificando informações cientificas;
Ø  Reconhecer e compreender o funcionamento dos sistemas presentes no organismo humano;
Ø  Identificar e descrever as características do corpo humano e relacioná-las ao seu criador;
Ø  Reconhecer e compreender a dinâmica do meio ambiente, conceituando e interpretando fenômenos químicos e físicos;
Ø  Ler, interpretar e analisar ideias, conceitos e procedimentos ciêntificos.
 
MORAL ÉTICA E CIDADANIA:
A palavra ética se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento". De fato, a ética é o estudo desses aspectos do ser humano: por um lado, procurando descobrir o que está por trás do nosso modo de ser e de agir; por outro, procurando estabelecer as maneiras mais convenientes de sermos e agirmos. Assim, pode-se dizer que a ética trata do que é "bom" e do que é "mau" para nós.
Ø  Compreender e desenvolver atitudes Moral e Ética na formação da cidadania.
 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA:
Metodologia DSOP
Tem o intuito de ajudar o aluno e a família a desenvolver competências fundamentais para que ele possa lidar com as questões financeiras com segurança e consciência: Saber Diagnosticar, Saber Sonhar, Saber Orçar e Saber Poupar.
INFORMÁTICA:
O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
Aprender com a tecnologia, em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apoiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.
 

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